arte figurativa
Arte Abstrata
É a arte em que não há representação de imagens do mundo real. É representada através de pintura, escultura, gravura, arte gráfica etc. Nela o artista trabalha muito com conceitos, intuições e sentimentos, provocando nas pessoas, que visualizam a obra, uma série de interpretações. Portanto, na arte abstrata, uma mesma obra de arte pode ser vista, sentida e interpretada de várias formas.
Arte Moderna
Objetivando romper com os padrões antigos, os artistas modernos buscam constantemente novas formas de expressão e, para isto, utilizam recursos como cores vivas, figuras deformadas, cubos e cenas sem lógica. O marco inicial do movimento modernista brasileiro foi a realização da Semana de Arte Moderna de 1922.
Arte Contemporânea
É o tipo de arte que não precisa ser necessariamente nova ou original, como ocorria antigamente no modernismo e também nos movimentos vanguardas. A característica principal é a liberdade que o artista tem, que ele não precisa mais seguir uma linha de raciocínio, como por exemplo tendo como tema a religião, política ou publicidade de instituições (agradar as instituições). Pra romper com os padrões antigos, os artistas modernos buscaram constantemente novas formas de expressão e, para isto, utilizaram recursos como cores vivas, figuras deformadas, cubos e cenas sem lógica.
Vanguarda
Constituída por aqueles que estão a frente de seu tempo eu fazem experimentações com as linguagens artísticas, tentando encontrar, através de suas obras, respostas para as questões levantadas pela cultura contemporânea.