Arte engajada
Curso: Arquitetura e Urbanismo - 425.2013-1A
Matéria: Estética
Docente: Helena Zoraide Pelacani Almada
Dicente: Kelvin. Ribeiro
Igualdade Animal http://www.overnewsmagazine.com/2013/03/27/animal-equity-una-protesta-scioccante/ Acessado em 02\04\2013 às 10:20h
A arte engajada é aquela que o artista usa para chegar a seu público, através da expressão de pensamentos e ideias organizadas, fazendo o espectador pensar por si e refletir na sociedade em que vive. Uma denúncia. Muitas vezes mascarada por simbologias. E o criador se passa por protestante que aborda temas atuais, através de uma série de estudos, deixando em sua arte um significado a ser discutido por todos.
Um exemplo de arte engajada atual é o protesto aos direitos dos animais, realizado no dia 20 de março em Barcelona. No qual os manifestantes seminus ficaram cobertos por sangue falso e folhas de plástico, simulando carne que existe nos supermercados. Tentando sensibilizar as pessoas a pararem de comer carne. Com o objetivo de livrar os animais da escravidão, conseguindo consideração e respeito.
Mas se formos parar para analisar, o protesto não acaba por ai. Fugindo um pouco ao objetivo do grupo ativista, a obra de arte também nos faz pensar o valor do ser humano na sociedade. Em que a maioria da população procura um corpo desejado pelo senso comum, idealizando o corpo físico ideal, muitas vezes imposto pelas mídias, o qual a carne e a beleza exterior passam a valer mais que a educação e o corpo espiritual de um indivídua. Onde os “alienados” estão à procura por um pedaço de carne que lhe falta, ou não.
O grupo “Igualdade Animal”, que organizou o manifesto, é uma organização sem fins lucrativos que busca a organização dos direitos dos animais e um estilo de vida vegetariano. Seu objetivo é educar as pessoas e mostrar que os animais também possuem sentimentos como nós. Fazendo uma diferença real para os animais que são explorados para o ganho