Arte engajada
· overblog[->3] banco de cultura guia agenda perfis o que é
Top of Form 1
Bottom of Form 1
· overblog[->4] · arte engajada - entrevista com carlos latuff
ARTE ENGAJADA - entrevista com Carlos Latuff
Save Gaza now
1
André M. de Oliveira[->5] · Porto Alegre, RS
4/4/2008 · 289 · 24
Por Jefferson Pinheiro e André de Oliveira, da Catarse – Coletivo de Comunicação
“O Chico Caruso, num debate aqui na UFRJ, disse que não sou cartunista, sou ativista. Que quero botar fogo no mundo, enquanto ele e outros cartunistas como Jaquar e essa turminha querem construir uma mídia democrática para o Brasil: Rá, rá, rá”.
Queríamos a palavra do artista que tem sua obra exposta nos folhetos zapatistas no México, no muro dos campos de refugiados palestinos no Líbano, nas revistas dos sindicatos coreanos, nos livros bielo-russos sobre anarquismo e em tantas outras causas humanistas de peso na atualidade. Era preciso saber como ele encara toda essa influência do seu trabalho militante sendo negociado somente pelo valor da imagem e das idéias que elas trazem. Mas ouvimos mais. Latuff, além de construir novos padrões de compartilhamento da cultura, assume o engajamento político como essência de sua arte.
Chegamos[->6] até o cartunista Latuff[->7] para conversar sobre cultura livre, como parte de uma reportagem especial para a TV Brasil[->8]. Uma versão da entrevista foi publicada no jornal Brasil de Fato[->9], na edição de 20 a 26 de março. Aqui, ela está na íntegra: http://agenciasubverta.blogspot.com/2008/03/arte-engajada_27.html.
Então, qual a tua arte, o teu trabalho?
O papel da arte não é ser correia de transmissão de políticas reacionárias. A arte que vale a pena hoje é aquela que questiona exatamente esses modelos. Ela tem que te colocar na parede, tem de fazer você sentir. Não precisa ser o tempo toda engajada, mas falta arte engajada. Comparativamente, por exemplo, à época da ditadura, que você tinha muitos artistas que