arte de escrever11

1081 palavras 5 páginas
Arte de Escrever
Fernando Nogueira da Costa
Bárbara Tuchman é a historiadora de maior sucesso nos Estados Unidos, duas vezes agraciada com o Prêmio Pulitzer. Em seus textos e palestras, apresenta-nos lições sobre sua arte[1]. Vamos compilá-las.
Antes de tudo, a paixão pelo assunto é indispensável para se escrever bem. Mas não basta. Bárbara descobriu que se aprende a escrever, escrevendo. Descobriu que o elemento essencial para se escrever bem é ter bom ouvido. Devemos ouvir o som de nossa prosa. Em sua opinião, as palavras curtas são sempre preferíveis às longas. Quanto menos sílabas, melhor! Os monossílabos… são os melhores de todos!
Quando ela escreve, é seduzida pelo som das palavras e pela interação de som e sentido. As palavras constituem material sedutor e perigoso, a ser usado com cautela.
Sua exposição deve ser feita em todo o seu valor emocional e intelectual, a público amplo, através da difícil arte da literatura. Note-se: “amplo público”! A ênfase deve sempre ser dada à escrita para o leitor comum, em contraposição à escrita apenas para os colegas eruditos. Quando escrevemos para público amplo, temos de ser claros e interessantes. Esses são os critérios que determinam bom texto.
O leitor é a pessoa que deve estar sempre presente na mente. Escrevamos nossos textos com um cartaz pregado acima de nossa mesa, perguntando: – “Irá o leitor virar a página?”
O objetivo do autor é, ou deveria ser, manter a atenção do leitor. Querer que o leitor vire a página e continue a fazê-lo até o fim. Isso só acontece quando a narrativa avança com firmeza, e não quando entra em impasse, sobrecarregada de todos os detalhes descobertos na pesquisa, significativos ou não. Contra o texto tipo “rol de roupa”, o lema: “a exclusão de tudo que é redundante e de nada do que é significativo”!
O leitor é a outra metade essencial do autor. Entre eles há ligação indissolúvel. São necessários os dois para cumprir a função da palavra escrita. Os escritos não nascem,ou seja, não têm vida

Relacionados