Clareza E Fluencia
CAMILA GABRIELA COSTA
CARLOS JONNATA QUEIROZ
LUCAS ANTONIO PIRES DA SILVA
SABRINA CELESTINO URBANO
VICTOR CAMPOS LEITE
COMO FALAR EM PÚBLICO: CLAREZA E FLUÊNCIA
São Bernardo do Campo
2015
FACULDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
CAMILA GABRIELA COSTA
CARLOS JONNATA QUEIROZ
LUCAS ANTONIO PIRES DA SILVA
SABRINA CELESTINO URBANO
VICTOR CAMPOS LEITE
COMO FALAR EM PÚBLICO: CLAREZA E FLUÊNCIA
Trabalho referente ao livro “Como Falar em Publico”, do Curso de Administração de Empresas, da Faculdade de São Bernardo do Campo, entregue à disciplina Comunicação e Expressão, como parte da avaliação.
Orientadora: Gessamy Aparecida de Almeida.
São Bernardo do Campo
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 CLAREZA E FLUÊNCIA 5
2.1 CLAREZA 5
2.1 FLUÊNCIA 6
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho, como parte da avaliação da disciplina de Comunicação e Expressão, lecionada pela professora Gessamy Aparecida de Almeida, tem como objetivo tratar de um assunto referente ao processo comunicativo ou a um discurso, tendo como embasamento teórico o livro Como Falar em Público, do autor Izidoro Blikstein, professor de Comunicação da Universidade de São Paulo e da Fundação Getúlio Vargas. O tema apresentado refere-se aos conceitos Clareza e Fluência, requisitos importantes para uma boa comunicação. Portanto, neste estudo simples será exposto um entendimento geral, de acordo com o livro citado anteriormente e o livro Técnicas de Comunicação Escrita, também do mesmo autor.
2 CLAREZA E FLUÊNCIA
2.1 CLAREZA
Além da correção gramatical, o que todos esperam de um comunicador é clareza. Comunicar é tornar nossas ideias comuns aos destinatários, isto é, ele deve ser objetivo e direto, sem rodeios, para atingir o seu alvo.
O processo comunicativo é a interação entre pessoas com o objetivo de obter uma resposta, assim como nos apresenta o autor do livro Técnicas de Comunicação