Arte conceitual
ARTE CONCEITUAL
LICENCIATURA EM ARTES
São José do Rio Preto
2013
Arte Conceitual
Conceito: Arte conceitual é tudo o que deixa de ser primordialmente visual, feita para ser olhada e passa a ser considerada como ideia e pensamento. O conceito tem prioridade em relação à aparência da obra. O mais importante para a arte conceitual é a função que ela exerce; sua ideia. Além disso, não há necessidade de que seja construída por um artista, podendo ser produzida em ampla escala. Portanto, arte conceitual é a invenção da obra, a ideia, o projeto, mesmo antes de sua materialização. Objeto estudado: Faça chuva ou faça sol ele é um objeto de muita utilidade.
Acessível a todas as classes sociais e inclusive necessário e útil para todas elas.
Fabricado de material leve, de maneira que seja fácil transporte quando em uso ou não. Consiste em hastes formando uma estrutura coberta com tecido impermeável.
Essa estrutura é rígida quando aberto e ao mesmo tempo flexível para a dobra quando em desuso.
Por sua própria função e utilidade a simples ideia desse objeto pode ser considerada uma obra de arte e pode ser complementada ainda mais com o uso de cores e texturas na utilização do tecido que reveste a estrutura formada pelas hastes. Os infantis variam bastante na estampa dedicada às crianças e alguns tem até “orelhas” deduzindo bichinhos.
É fabricado de vários tamanhos e até leva vários nomes com o uso em diversos ambientes. Pode ser chamado de guarda-chuva, sombrinha e até guarda-sol. Ainda tem os utilizados na dança como o frevo por exemplo, que são pequenos e bem coloridos. Pensar em arte conceitual nos faz dar valor diferente aos objetos. Enxergamos além do que eles simplesmente nos mostram ser.