ARTE CONCEITUAL
THAFININ CRISTINE BUENO KOSX, R.A:1129847
ARTE-EDUCAÇÃO ARTISTICA
CURITIBA - 2013
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo principal a criação de um conceito para uma obra de arte criada a partir de um objeto. Há algum tempo o belo foi deixado de lado, pois a arte se desprendeu da representação da realidade. Dessa forma a Arte
Contemporânea é essencialmente conceitual, seu valor estético não está apenas na forma e sim na crítica e na história pessoal do artista. Portanto, a Arte
Contemporânea tornou-se cada vez mais desafiadora para o artista e para o público.
2- TEXTO REFLEXIVO SOBRE ARTE CONCEITUAL
A Arte conceitual, define-se como o movimento artístico moderno ou contemporâneo que defende a superioridade das ideias veiculadas pela obra de arte, deixando os meios usados para a criar em lugar secundário. A ideia ou conceito é o aspecto mais importante da obra.
Os artistas conceituais tinham como meta popularizar a arte; fazer com que ela servisse como veículo de comunicação. A arte conceitual foi importante para debates e abriu caminhos para outros tipos de artes, como para as instalações e arte performática.
A educação é uma prática social presente em diferentes espaços e momentos da vida em sociedade, porém é a educação escolar que cumpre um importante papel nos processos formativos. Mas, muitas vezes a escola reforça algumas ideologias, como, por exemplo, aceitar como normal e natural um determinado padrão de aprendizagem para parte dos estudantes, ampliando o processo de exclusão dos já excluídos socialmente, seja pela etnia, pela condição econômica e cultural. Dessa forma com a obra Rolo de Papel procurei mostrar que o verdadeiro papel da educação não deve estar enrolado em cima da mesa dos superiores e sim estar acessível a todos, como um simples rolo de papel higiênico.
A Arte Conceitual tornou-se um fenômeno em meados da década de 1960, parcialmente em reação ao formalismo.
Já a obra do