arte barroca
A arquitetura é um estilo arquitetônico praticado durante o período barroco, que se inicia a partir do século XVII e decorre até a primeira metade do século XVIII, palavra portuguesa "barroco" define uma pérola de formato irregular (Perola imperfeita).
Considerando que o Renascimento contou com a riqueza e o poder dos tribunais italianos e era uma mistura de forças seculares e religiosas, o Barroco foi, pelo menos inicialmente, diretamente ligada à Contra-Reforma, um movimento dentro da Igreja Católica a reformar-se, em resposta para a Reforma Protestante. A arquitetura barroca e seus enfeites eram por outro lado mais acessíveis para as emoções e, por outro lado, uma declaração visível da riqueza e do poder da Igreja. Abaixo contam as características desse movimento na França, Espanha e Itália.
França – O estilo barroco de arte, caracterizado por cores dramáticas e design opulento, dominou a produção artística francesa no século XVII. Nesta época um estimo monumental e clássico caracterizou a arquitetura barroca, vastos palácios e jardim elaborados, telhados de mansarda e pinturas realistas que documentavam as vidas dos pobres.
Château de Vaux-Le-Vicomte (Louis Le Vau)
Espanha – A arte Barroca teve grande originalidade e ousadia, a arquitetura barroca foi complexa tendo como abóbadas, torres, elementos clássicos deturpados, colunas torneadas, figuras humanas e animais, anjos, excesso de curvas pesadas, escultura feita em talha de madeira e pinturas realista que foi uns dos maiores impactos no Barroco da Espanha.
Vênus ao Espelho (Diego Velásquez)
Itália - A arte barroca desenvolveu-se no século XVII, e nele ocorreram mudanças que deram um novo modo de vida à Europa da Idade Moderna, o que se caracteriza a sua pintura é o modo revolucionário como ele usa a luz, causando a ilusão de que as paredes e colunas da igreja continuam no teto, figuras humanas realistas, escultura