Projeto S O Jo O De Horizonte
APRESENTAÇÃO
As festividades juninas representam, sem dúvidas, o maior conjunto de manifestação artísticas da cultura popular nordestina. Neste cenário de miscigenação da cultura popular, diversas linguagens encontram o espaço ideal para expandir suas ações e buscar o fortalecimento das mesmas. Dentre as principais formas de expressão, destacamos a dança, de forma peculiar as quadrilhas juninas, como a mola propulsora da dinâmica cultural do período e que com o passar dos anos vem perdendo espaço em nosso município. Os ritmos frenéticos do forró pop, forró reggae e outros embalos modernos suplantam as raízes da nossa história perpetuada através do legítimo forró, baião e do xaxado.
O projeto “São João de Horizonte” trará ao público horizontino e de toda a região, a arte desenvolvida pelos brincantes de nosso município e das cidades circunvizinhas, resgatando o valor histórico e a influência da linguagem em diversas outras formas de expressão cultural. Através da articulação entre a Prefeitura Municipal e a Paróquia de São João Batista, o projeto irá publicar um catálogo cultural local, congregando toda a programação junina do município, culminando com a realização de um festival intermunicipal de quadrilhas que acontecerá em praça pública, no período de 14 a 24 de junho.
A agenda será impressa e distribuída nas comunidades horizontinas, prioritariamente nos comércios, locais de grande circulação de pessoas.
JUSTIFICATIVA
O município de Horizonte, distante 40 km da capital cearense, destacou-se nos últimos anos como o município que mais cresceu em termos econômicos e, principalmente, demográficos. O constante fluxo migratório fez que com nossa cidade, paralelo ao desenvolvimento industrial, fosse, gradativamente perdendo as referências históricas e culturais de nosso povo, tornando raros os momentos de expressão forte como rodas de viola, cantorias, mostras de danças culturais/folclóricas, etc. Pensando estrategicamente em ações