Arte barroca
Todas as formas de arte se destinavam a uma dupla função, por um lado fascinar pelos sentidos, por outro lado destinava-se a transmitir uma forte mensagem ideológica.
A arte barroca dirige-se ao grande público, destinando-se a persuadir e estimular as emoções através dos jogos de luz e sombra, do movimento curvilíneo, real ou aparente das suas formas, de busca do teatral, do fantástico e do cenográfico. Criando uma arte que aprisiona o público ou o crente pelos sentidos (visão, audição e o olfato).
O barroco nasceu dos contactos com a antiguidade clássica e com o renascimento. A originalidade do barroco é evidenciada pela linguagem decorativa que e torna mais fantástica, mais imaginativa, criativa e sobretudo cénica.
A ARQUITETURA BARROCA
A arquitetura barroca é enriquecida porque conjuga as riquezas a nível da pintura, escultura e da arte de trabalhar os jardins com belas fontes com repuxos e espelhos de água.
-a conjugação e a utilização de todos estes elementos artísticos criou efeitos:
-perspeticos- de perspetiva
-maior amplidão do espaço
-virtuosismo formal (talento de execução)
-o movimento que leva uma aparente confusão de formas muito intenso
-combinação e abundancia de linhas opostas que reforçam o efeito cénico
-criou o contraste entre o claro/escuro obtidos pela construção de massas salientes, que se sucedem, ora sinuosas ora lisas
-criou uma decoração de revestimento coloridas e com várias matérias entre eles as madeiras, os mármores, pedras decorativas, tecidos marmoreados.
…
ARQUITERUTA RELIGIOSA
EXPAÇO EXTERIOR
PLANTAS
grande diversidade de formas: curvas, ovais, elípticas, trapezoidais e estreladas
NAVES
nave única- retangular alongada ou elíptica- transversal
elíptico longitudinal
PAREDES
-ondulantes -côncavas- superfícies curvas escavadas
-convexas- saliência curva, arredondada ou bojuda -desenhos sinuosos, ondulados ou curvos