Trabalhos de instrumentos de medida
TRABALHO DE INSTRUMENTOS DE MEDIDAS
Prof.: Eduardo Dantas Alunos : Ednilson Cezano Isaque Vieira Israel Barbosa
CONTEUDO
VOLTIMETRO AC OHMIMETRO
VOLTIMETROS AC
Há diferenças notáveis entre os voltímetros de CC e AC, especialmente entre suas escalas. Há também uma diferença fundamental entre seus dispositivos básicos. Os medidores de CC usam um dispositivo básico com bobina móvel ; esta fica suspensa em campo magnético existente entre os pólos de um imã permanente. A passagem da corrente através da bobina, no sentido ( polaridade ) correto, faz com que ela se mova, movendo também o ponteiro do medidor no sentido correto. Entretanto, você deve lembrar que a inversão da polaridade faz com que a bobina se mova no sentido oposto e o ponteiro se desloque para baixo do zero.
Se o dispositivo básico de um voltímetro para C.C fosse percorrido por uma C.A a bobina móvel se deslocaria num sentido, durante um semiciclo, e depois, quando o sentido da corrente fosse invertido, se moveria no sentido oposto. No caso de uma freqüência de 60 Hz, o ponteiro não seria capaz de seguir as inversões da corrente com velocidade suficiente e ficaria vibrando em torno do zero, a posição media da onda CA .
Quanto maior o valor da corrente maior seria a amplitude da variação, e dentro de pouco tempo o excesso de vibração faria com que o ponteiro se partisse.
Mesmo que o ponteiro se pudesse mover para um lado e para o outro com rapidez suficiente, o movimento seria tão rápido que você não consegueria fazer a leitura.
Um dispositivo básico CC pode ser usado para medir C A com o auxilio de um retificador, um dispositivo que transforma CA em CC . O retificador so permite a passagem de corrente em um sentido, de modo que, quando uma corrente alterada tenta passar através dele, só pode fazer durante a metade de cada ciclo. O efeito do retificador sobre a CA esta ilustrada na figura abaixo :