Qualidade de vida no trabalho
UNIESP – Ribeirão Preto / SP
Engenharia de Produção
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: INDICADORES E
INSTRUMENTOS DE MEDIDAS
Ribeirão Preto
Setembro de 2012
Qualidade de Vida no Trabalho
A medida de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) vem surgindo no meio científico como instrumento importante para a investigação e avaliação da saúde ocupacional dos indivíduos, de forma holística. Os instrumentos de medida são desenvolvidos para as mais diversas finalidades e indicações, sendo realizadas através de escalas genéricas do estado de saúde e escalas específicas a uma determinada situação. Assim, o objetivo do presente estudo é discutir os aspectos importantes relacionados à QVT e apresentar de forma sistematizada os conceitos, indicadores e instrumentos de medida utilizados, e validados no Brasil. Conclui-se que apesar de serem instrumentos reconhecidos nacionalmente e internacionalmente, ainda são necessários mais estudos de aplicação, para melhor assegurar as suas propriedades psicométricas, aplicabilidade, melhor forma de administração e as possíveis interferências interexaminadores.
Indicadores
Autor dos Modelos
Indicadores Determinantes
Walton (1974)
Compensação justa e adequada, condições de trabalho, oportunidade de uso e desenvolvimento de capacidades, oportunidades de crescimento e segurança, integração social no trabalho, constitucionalismo, trabalho e espaço total de vida e relevância social da vida no trabalho.
Hackman e Oldham (1975)
Variedades de tarefa, identidade da tarefa, significado da tarefa, autonomia e feedback.
Westley (1979)
Enriquecimento das tarefas, trabalho auto-supervisionado, distribuição de lucros e participações nas decisões.
Davis e Werther (1983)
Projetos de cargos segundo a habilidade, disponibilidade e expectativas sociais do emprego, praticas de trabalho não mecanicistas, autonomia, variedade, identidade da tarefa e retro informação.