Arte barroca
Professor: Tiago
Aluna: Karina Gonçalves Da Maia
Série: 2°03
Assunto:
* Definição de esgoto * Processo de tratamento
Definição de esgoto:
Esgoto é todo resultado de qualquer tipo de utilização de água, este recurso natural e indispensável para que haja vida.
Diariamente é produzido muito esgoto – no banho, na descarga do vaso sanitário e nas lavagens básicas de utensílios domésticos e pessoais do dia a dia. Definitivamente, o ser humano não vive sem água.
Mas, não é apenas nas residências que se origina o esgoto. Há distintas denominações desses dejetos.
Este primeiro é denominado esgoto doméstico. A água derivada da chuva é chamada de esgoto pluvial. E há, ainda, o esgoto industrial, resultante das ações em fábricas de diferentes portes e setores.
Essa especificação é essencial, pois cada um desses esgotos recebe tratamentos diferenciados. O esgoto contém sólidos suspensos e produtos químicos que afetam o ambiente, como, por exemplo, nitrogênio e fósforo, que, sendo fertilizantes, favorecem o desenvolvimento de algas, cujo crescimento excessivo pode impedir a penetração da luz do sol e sujar a água; o material orgânico que as bactérias do ambiente decompõem necessita de oxigênio, cuja insuficiência na água pode ocasionar a mortandade de peixes; os sólidos suspensos no esgoto tornam a água escura e podem prejudicar a respiração e visão de peixes. O crescimento das algas, a redução do oxigênio e a escuridão destroem a capacidade de um rio ou lago de manter a subsistência de animais e de outras formas de vida.
Processo de tratamento:
O tratamento de esgotos consiste na remoção de poluentes e o método a ser utilizado depende das características físicas, químicas e biológicas.
O método, desenvolvido na Inglaterra em 1914, é amplamente utilizado para tratamento de esgotos domésticos e industriais. O trabalho consiste num sistema no qual uma massa biológica cresce,