Escolas
Adaptado ao conteúdo curricular de cada turma, o projeto levou alunos e professora da educação infantil a sair em expedição para observar, identificar, fotografar e cuidar dos pássaros que passam pelo jardim da escola.
Munidos de “binóculos” confeccionados com rolinhas de papel higiênico, as crianças contemplaram o pássaro livre e, após concluírem que ninguém deve prendê-lo resolveram, além das frutas colocadas diariamente nos “restaurantes” para alimentar os pássaros, pela construção de casinhas para o Condomínio de Passarinhos.
Cada criança, com material reciclável já existente em casa e com a ajuda dos familiares, construiu uma casinha para os pássaros. Bambus, madeira, catutos enfim, os mais diversos materiais foram utilizados para a construção das mais de 50 casinhas.
“A maior alegria das crianças foi chegar já no dia seguinte e ver que a maioria das casinhas já estava sendo preparada com raminhos para o acasalamento. Neste projeto, a professora fotografou e mapeou os passarinhos observados e com o projetor multimídia, que agora a escola tem, estudou o nome e características de cada um dos pássaros com as crianças”, explicou a diretora Silvane da Silva.
Já com os alunos do 4º e 5º ano, o foco foi a alimentação saudável e cada turma cultivou o próprio canteiro na horta jardim da escola. Os canteiros foram delimitados por pneus cortados e pintados. Cada turma cultivou as plantas, sejam hortaliças, chás e flores. Nas diversas etapas do projeto, como o estudo do que tem por debaixo da terra, e a do acompanhamento das diversas etapas de crescimento das diversas plantas, a diversidade também foi