artbook
O PDA foi criado em 2007, pela Confederação Nacional da Indústria. A iniciativa surgiu com a intenção de, em parceria com as Federações de Indústrias em todos os estados do Brasil, fortalecer a representação sindical na atuação em defesa dos interesses do setor industrial brasileiro. Na mesma época, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) deu início aos trabalhos do PDA.
O presidente da Fibra, Antônio Rocha, é um dos grandes incentivadores do PDA como meio de fortalecimento sindical, que tem como consequência a expansão e o aumento da competitividade da indústria brasileira. “O PDA além de promover eventos que agregam conhecimento em diversas áreas de interesse do empresário industrial, é catalisador e ferramenta para o desenvolvimento sindical.”
Os eventos sempre abordam temas de interesse direto da rotina dos sindicatos e das indústrias. Com foco sindical, foram ministradas neste semestre oficinas sobre gestão, arrecadação e mesa redonda sobre associativismo, quando os participantes tiveram a oportunidade de discutir a atração de associados e o fortalecimento da estrutura das entidades.
Nas outras cinco atividades nesta primeira metade do ano, as abordagens apresentadas foram mais amplas, atraindo também os empresários industriais. Foram realizadas palestras sobre comunicação digital, cursos sobre legislação trabalhista e tributária e um evento, onde foi proposto um diálogo sobre a competitividade industrial. Em atendimento à demanda do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (Siab), o curso