ART
CAMPUS JANUÁRIA
Trabalho avaliativo apresentado à professora
Marilene Lisboa da disciplina de Português
Instrumental no 1º Período do curso de Licenciatura Em Matemática, como o requisito parcial para
Obtenção de notas.
Januária (MG)
Junho 2015
INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS
CAMPUS JANUÁRIA
GABRIEL SOARES, GUSTAVO ALVES, TIAGO, FELIPE SILVA E JADSON
TÍTULO: E nas horas livres? “Pitá”:
Uma análise estatística das variações lingüísticas em uma região de Januária.
Januária (MG)
Junho 2015
1. INTRODUÇÃO
Segundo o escritor Bagno Marcos, as variações lingüísticas são características essenciais às línguas, que é estabelecida de acordo com o modo pelo qual a língua se diferencia, sistemática e coerentemente, ao longo dos anos.
Estamos conscientes de que a variação lingüística é uma situação real e abrangente, e que a simultaneidade da língua padronizada pela gramática e a existência das diversas formas que o falante usa para a efetivação da comunicação, divergem no campo da praticidade oral e escrita.
Dentro das variações lingüísticas, percebe-se que a Língua Portuguesa utilizada no Brasil não é uniforme, pelo contrário é constituída de muitas variedades, pois embora no Brasil haja relativa unidade lingüística e apenas uma língua nacional, notam-se diferenças de pronúncia, de emprego de palavras, e de construções sintáticas, as quais não somente identificam os falantes de comunidades lingüísticas em diferentes regiões, como ainda se multiplicam em uma mesma comunidade de fala (BAGNO, 2010).
Dessa forma, percebe-se que as variações lingüísticas fazem com que a língua seja adequada à comunidade que a utiliza.
2. MÉTODOS E MATERIAIS
Em uma pesquisa realizada na área rural município de Januária MG foram entrevistados 10(dez) moradores de idades entre 25 e 80 anos.
Os moradores foram abordados em suas residências, e responderam algumas perguntas de