Art Nouveau
É um estilo internacional de arquitetura e de artes decorativas – especialmente o inicio da arte aplicada à indústria – que foi muito apreciado de 1890 até os anos 1910. Antes da Primeira Guerra Mundial, o estilo mudou para um estilo mais geométrico, uma característica do movimento artístico em cima do qual levará: o Art déco (1910-1939)
O Art nouveau foi mais popular na Europa, mas a sua influência foi global. O período em que esteve muito em voga foi chamado de Belle Époque. Assim, o estilo Art nouveau conheceu várias formas com tendências localizadas. Na França, as entradas do metropolitano (edícula) de Paris feitas por Hector Guimard eram do estilo Art nouveau e Emile Gallé praticou o estilo "Escola de Nancy". Victor Horta teve um efeito decisivo na arquitetura na Bélgica. Revistas como a Jugend ajudaram a divulgar o estilo na Alemanha, especialmente como uma forma de arte gráfica, enquanto os secessionistas de Viena influenciaram a arte e a arquitetura de toda a Áustria-Hungria. Art Nouveau também era o estilo de indivíduos distintos como Gustav Klimt, Charles Rennie Mackintosh, Alfons Mucha, René Lalique, Antoni Gaudí e Louis Comfort Tiffany, cada um dos quais interpretou o Art nouveau de sua própria maneira.
Apesar de o Art nouveau ter sido substituído pelos estilos modernistas do século XX, ele é atualmente considerado uma importante transição entre o Historicismo e o Modernismo. Além disso, os monumentos Art nouveau são agora reconhecidos pela UNESCO na sua lista de património mundial como contribuições significativas para o património cultural. O centro histórico de Riga na Letônia, é considerado como “a melhor