ART DECÓ - História da Arte
Luciana Porsch
Art Déco – termo que deriva da língua francesa e nasce da expressão arts décoratifs – designa uma escola de natureza internacional que marca, no período que vai de 1925 até 1939, movimentos como a decoração, a arquitetura, o design interior e o desenho industrial, bem como a moda, as artes plásticas e gráficas, além do cinema, nos quais ela tem suas fontes principais.
Esta forma de expressão começa a ganhar forma e significação a partir da Exposição
Internacional de Artes Decorativas e Industriais
Modernas, que tem lugar em Paris no ano de
1925. Ela está enraizada especialmente na escola conhecida como Art Nouveau, que trabalha mais com as linhas onduladas e sem simetria, baseando-se em formatos vegetais e em adornos com motivos florais. Ao contrário desta arte, porém, a Art Déco se vale de linhas retas ou esféricas, das figuras geométricas e do desenho de natureza abstrata.
Resumindo, a Art Déco nasceu da combinação de movimentos variados do princípio do século
XX, tais como Construtivismo, Cubismo,
Modernismo, Bauhaus, Art Nouveau e Futurismo
Esta escola, que está estreitamente conectada às características modernas e vanguardistas deste período, trabalha especialmente com imagens de animais e de esboços femininos, optando por uma expressão ‘clean e genuína’.
Movimentos que marcaram o início do século XX se aliaram para compor a Art Déco vigente em
1925 – entre eles o cubismo, a a abstração geométrica, o construtivismo e o futurismo.
Todas estas expressões modernistas, combinadas à cultura hindu, asteca, egípcia e oriental, bem como ao estilo do balé russo de
Diaguilev, do Esprit Nouveau do arquiteto, urbanista e pintor francês Le Courbusier e da
Companhia de Arte Francesa, imprimiram seus vestígios nos produtos Art Déco.
A princípio esta expressão artística está mais direcionada para a alta burguesia, que se beneficiou particularmente do final da Primeira
Guerra, pois ela era