Art deco
Introdução
No Brasil, a arquitetura eclética foi uma tendência dentro do chamado academicismo, propagada pela Academia Imperial de Belas Artes e pela sua sucessora, a Escola Nacional de Belas Artes, ao longo do século XIX. Assim, o ensino arquitetônico acadêmico no Rio de Janeiro, que inicialmente privilegiou o neoclassicismo, mais tarde adotou o ecletismo de origem europeia. Em paralelo surgiram instituições artísticas em outros lugares do Brasil também comprometidas com a arquitetura eclética, como o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.
O Art Deco é o estilo que antecede o modernismo, na verdade foi a transição de dois momentos bem distintos: o eclético e o moderno. Seu nome teve origem na Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas que ocorreu em Paris em 1925. Numa época em que o estilo eclético já não dava mais conta de produção que o século XX demandava, emerge o Art Deco, com suas formas menos rebuscadas e mais geometrizadas.
Teve sua abrangência limitada, difundindo-se mundialmente, porem não abarcou a totalidade da produção de uma época ou região.
A Arquitetura moderna no Brasil foi a produção ocorrida no período 1930-1960. Recebe a influência direta do movimento moderno europeu e mais especificamente de Le Corbusier.
Foi um movimento artístico e cultural, teve seu inicio na Europa e começou a se difundir no Brasil a partir da primeira década do século XX, através de manifestos de vanguarda, principalmente em São Paulo, e da Semana da Arte Moderna, realizada em 1922. O movimento deu início a uma nova fase estética na qual ocorreu a integração de tendências que já vinham surgindo, fundamentadas na valorização da realidade nacional, abandonando as tradições que vinham sendo seguidas, tanto na literatura quanto nas artes.
Eclética
1. Sobre qual monumento ou edifício pesquisou? O Teatro Municipal de São Paulo.
2.