meio ambinete
A questão ambiental no âmbito da economia:
Ao disciplinar o acesso e a apropriação do ambiente pelos indivíduos, a sociedade define e impõe padrões ambientais que afetam interesses conflitantes.
A teoria econômica ensina que o acesso aos bens e serviços existentes em uma sociedade fica adequadamente disciplinado quando todos eles efetivamente se subordinam às leis econômicas.
Em todos os modelos econômicos socialmente aceitáveis, o objetivo é o mesmo. Simplificadamente, esse objetivo pode ser resumido em atender à maior quantidade das demandas mais valorizadas pelo conjunto da sociedade, utilizando a menor quantidade possível dos bens que são escassos. De outro modo, pode-se dizer que o objetivo da economia é obter uma alocação ótima de bens escassos.
O modelo denominado de economia de mercado é o que está hoje presente em praticamente todos os países. O de economia centralmente planejada é hoje uma exceção, sendo o modelo econômico chinês o que mais se aproxima dele.
A curva da demanda traduz a disposição a consumir um determinado bem ou serviço. A curva da oferta traduz a disposição a produzir esse bem ou serviço. O ponto de encontro entre as curvas de oferta e demanda traduz o resultado do conforto entre as duas disposições e identifica o preço e a quantidade ofertada em condições de equilíbrio.
Fica evidente que os bens aos quais estão associados valores universais não estão ou não podem estar submetidos às leis do mercado se os preços por ele ditados impedirem o acesso de alguém a esse bem nos níveis mínimos estabelecidos pela sociedade.
Deve-se destacar, ainda segundo os ensinamentos da economia, que esse preço de equilíbrio leva à alocação de bens escassos de maior eficiência econômica. Ou seja, a alocação à qual o total dos benefícios associados ao desfrute desses bens menos o total dos custos associados à sua obtenção é a maior dentre todas as outras alternativas de alocação possíveis. Como condição básica para que