Resenha critica sobre o filme Mr. Jones
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
IRANILDO RIBEIRO
MR. JONES
Feira de Santana-BA.
2014
IRANILDO RIBEIRO
RESENHA CRITICA SOBRE O FILME MR. JONES
Anteprojeto de pesquisa apresentado à disciplina de Saúde Mental do curso de Bacharel em Enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana, como requisito parcial para avaliação da 1ª Unidade.
Orientadora: Profª. Mariana Rios
Feira de Santana-BA. 2014
Mr. Jones
O filme trata sobre o Distúrbio Bipolar contando a historia de Jones, um homem de 35 anos, que é internado num Hospital Psiquiátrico após subir no telhado de uma construção e fazer menção de que iria voar. De inicio Jones é diagnosticado com esquizofrenia paranoica, mas após conversa com a Drª Elizabeth Bowen é diagnosticado que ele possui Psicose maníaco-depressivo (Transtorno Bipolar), podendo apresentar sintomas de distração, redução da necessidade de sono, capacidade de discernimento diminuída, pouco controle do temperamento, promiscuidade, gastos excessivos, hiperatividade, aumento de energia, pensamentos acelerados que se atropelam, fala em excesso, autoestima muito alta (ilusão sobre si mesmo ou habilidades), grande inquietação (agitação ou irritação).
Sempre muito envolvente, desloca-se ate um Banco para fazer um saque, mas facilmente consegue conquistar a caixa que o atende, saindo com ela para curtir e gastar todo seu dinheiro. Durante essa curtição, sofre outra crise, na qual sobe ao palco no meio de uma apresentação de uma orquestra para reger uma sinfonia de Beethoven e novamente é internado, mas rejeita a medicação e o tratamento por acreditar que não está doente.
Após começar a ser tratado pela Drª Elizabeth, Jones passa pela sua fase mais depressiva, apresentando-se sujo e mal vestido, com a barba por fazer e o cabelo desarrumado. Anda na rua de forma desatenta, seu pensamento agora tem um curso mais lento e ele não