Juros Simples e Juros Composto - Comparação
Com o avanço da globalização, de todas as tecnologias, facilidades que ela trouxe com o crescimento econômico mundial próspero para alguns e amplamente cruel para outros, não há nenhuma tomada de decisão que não seja considerado o aspecto financeiro. Qual a viabilidade de um investimento? Quanto tempo? Quanto custa este tempo? Qual a necessidade de mais dinheiro que não o nosso?
O estudo das atividades financeiras, bem como a matemática financeira vem a explicar que o dinheiro e o tempo possuem valores e dimensões diferentes. Para que se tenha noção e o conhecimento sobre tal tema amplo e complexo se faz necessário a reflexão sobre as mais diversas formas que estas atividades financeiras impactam em nosso dia a dia, seja pessoalmente ou profissionalmente sempre iremos optar pela opção que nos custe menos tempo e menos dinheiro ou em situações que possamos perder menos dinheiro.
Justificativa
Em recentes pesquisas revela-se que o brasileiro em geral tem a sua intuição de compra voltada para o imediatismo, se cria a necessidade de possuir determinado bem/serviço agora. Na maioria das vezes e em grande parte da população não se há recurso disponível para garantir a satisfação desta necessidade. Se faz necessário então, criar mecanismos para que a população possa adquirir seus bens e possam usufruir das facilidades de um mundo moderno.
O preço desta possibilidade, além do valor do bem, está o classificamos de juros que no seu conceito informal é definido como empréstimo pelo dinheiro. PUCCINI (2007): “Juro (J) é o valor da remuneração do capital (C) acordado entre o credor e o tomador em uma determinada operação financeira.”.
Hoje podemos notar que há uma falta de conhecimento associada a falta de controle do gastos da população em geral. Isso resulta no aumento do endividamento da população, o que gera inúmeros transtornos tanto para quem consome bem como para quem vende ou revende seus produtos. Estes problemas são ocasionados pela falta de