arrependimento
SEM O QUAL NINGUÉM VERÁ O SENHOR
“Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus dizendo: O tempo está cumprido e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho”. Mc 1.14-15
Estamos começando uma nova unidade que visa levar-nos a obedecer a tudo que Deus tem nos ordenado em Cristo. Vou chamar esta unidade de: Os imperativos de Cristo a fim de que todos nós nos conscientizemos do valor e da urgência em obedecer tais imperativos.
O primeiro imperativo a ser estudado é o que é também listado como se fora a primeira determinação de Jesus Cristo, logo no início de sua pregação: “arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15).
I. Arrependimento; A base de tudo!
Não é de estranhar que Marcos afirme ser este o início do ministério de Jesus. Em todos os escritos neotestamentários encontramos o arrependimento colocado como ponto de partida para todas as coisas do cristianismo. Assim é bastante natural que Jesus proclamasse primeiramente aos seus ouvintes que se arrependessem. O arrependimento é, realmente, a condição para a entrada no Reino de Deus.
1. Arrependimento é uma tomada de decisão em relação ao passado. As pessoas, tendo em vista uma nova realidade na qual deseja participar, decide-se a deixar todos os seus velhos caminhos, reconhece que anteriormente caminhou em direção errônea e se volta decididamente para o outro lado.
Neste sentido a mensagem de Jesus não se diferenciou muito da proclamação dos grandes profetas do A. T. . Em seus escritos ressoa constantemente o chamado à conversão, ou seja, ao arrependimento. Jn 3.1-10; Jr. 18:.25-32; Os. 12: 6, etc.
2. Para Jesus era de primordial importância o primeiro passo: que a pessoa reconhecesse que até agora não andava nos caminhos de Deus e se decidisse pelo arrependimento; mudar a direção de seus passos. É interessante que João Batista usa as mesmas palavras em sua primeira pregação (Mt 3.2)
3. A pregação do arrependimento,