arrependimento
OBJETIVOS: concluir este capítulo você será capaz de:
Escrever o versículo-chave de memória.
Definir “arrependimento de obras mortas”.
Explicar a origem do pecado.
Reconhecer diferentes nomes usados para o pecado na Bíblia.
VERSÍCULO-CHAVE:
“Porque todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3.23).
INTRODUÇÃO
Hebreus 6.1-3 lista os princípios da doutrina de cristo sobre os quais o crente deve edificar sua vida espiritual. Estes princípios são chamados de “fundamentos da fé cristã”. Eles formam as doutrinas básicas sobre as quais descansa a fé cristã. O primeiro destes princípios é o “arrependimento de obras mortas”.
ARREPENDIMENTO
O Significado básico da palavra “arrependimento” é uma mudança de mente que resulta numa mudança exterior das ações.
Algumas pessoas associam o arrependimento com emoções, como derramar lágrimas e sentir-se triste por ações e pensamentos errados. Arrependimento não é uma emoção. É uma decisão. As emoções algumas vezes acompanha o verdadeiro arrependimento. Mas é possível que uma pessoa sinta grande emoção e derrame muitas lágrimas e nunca verdadeiramente se arrependa.
Outras pessoas associam o arrependimento com o cumprimento de exigências religiosas especiais, algumas vezes chamadas de “penitências”. É possível cumprir muitas exigências religiosas e nunca se arrepender no sentido bíblico.
Verdadeiro arrependimento é uma mudança de mente que resulta numa mudança em ações externas. Esta mudança externa é o ato de converter-se do pecado para Deus e à justiça. Esta “conversão” mostra a mudança interior que ocorreu na mente
Para resumir: Arrependimento bíblico é uma mudança interior da mente resultando numa conversão exterior do pecado para Deus e à justiça.
Arrependimento ineficaz
Existem algumas passagens na Bíblia aonde a palavra “arrependimento” é usada de um modo diferente.
JUDAS:
Em Mateus 27.3-4, Judas Iscariotes