Arranjos flexiveis
Há muitas razões pela qual um arranjo físico é essencial para uma empresa, mas escolher um deles de grande responsabilidade.
E para que a escolha seja correta, é necessário coletar informações sobre todo o processo desde a entrada dos materiais até seu acabamento e também o seu transporte, pois não havendo uma elaboração inicial afetará todo o seu fluxo, tornando assim o processo demorado, tendo um acumulo excessivo de trabalho, perda de tempo, entre outros. Para isso, serão apontados fatores favoráveis e desfavoráveis em todos os arranjos físicos, para que cada empresa tenha a opção de escolher o seu layout e de se comprometer com suas desvantagens, tendo em vista que escolher o arranjo assume-se obrigatoriamente um compromisso com o custo e seus pontos negativos, e ainda conseguir o objetivo que é utilizar racionalmente o espaço físico disponível, reduzir as movimentações de materiais, produtos e pessoas, padronizar fluxos, estoques, evitar filas, inconveniências para clientes entre outras coisas.
Atualmente com a evolução tecnológica aplicada nas empresas, o arranjo físico ou layout tem fundamental importância no planejamento e construção das mesmas, visando um aumento na qualidade de trabalho e otimização da produção. Englobando desde a localização da empresa e a organização dos departamentos.
O arranjo físico adequado proporciona para a empresa maior economia e produtividade, com base na boa disposição dos instrumentos de trabalho e por meio da utilização otimizada dos equipamentos de trabalho e do fator humano alocado no sistema considerado.
As decisões sobre um arranjo físico são importantes, pois geralmente exercem impacto direto nos custos de produção. Além disto, elevados investimentos são necessários para construir ou modificar o layout produtivo.
2 JUSTIFICATIVA
Analisar e compreender a interação de eventualidades e efetivamente conhecer a funcionalidade e aplicabilidade dos diferentes tipos de Arranjo