layout
DO SUL DE MINAS GERAIS.
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Daniziele
Flaviane
Jaqueline
Juliana
Ronaldo
Thaís
ARRANJO FÍSICO (LAYOUT) COMBINADOS, MISTOS
OU HÍBRIDOS.
Professor Guilherme Ordine.
Itanhandu/2014
1. Tipos de Layout.
1.1
Layout combinados.
Os layouts combinados ocorrem para que sejam aproveitadas em um determinado processo as vantagens do layout funcional e da linha de montagem. Geralmente é utilizada uma combinação dos layouts por produto, por processo e celular.
Para o aproveitamento máximo das vantagens de cada um dos tipos de arranjo físico (produtividade, flexibilidade) e amenizar as suas desvantagens
(ineficiência, lentidão), cada empresa deverá analisar os seus processos e adotar a melhor solução possível para cada um deles.
Neste caso as vantagens e desvantagens, seriam da combinação dos arranjos escolhidos. Arranjos físicos mistos, que combinam elementos de alguns ou todos os tipos básicos de arranjo físico, ou usam tipos básicos de arranjo físico de forma “pura” em diferentes partes da operação.
Os gerentes de operações também criam arranjos físicos híbridos quando introduzem células e automoção flexível, como um sistema de produção flexível. Uma célula é duas ou mais estações de trabalho distintas localizadas próximas, por meio das quais um número limitado de peças ou modelos é processado utilizando fluxos lineares.
Estas condições normalmente resultam em arranjos físicos mistos e combinados. Muitas empresas são organizadas em departamentos, ou seja, arranjo por processo, e os fluxos se dão como em linhas de produção (arranjo por produto). Exemplo: Em um hospital, tem-se o arranjo por produto na recepção, cadastramento, pré-atendimento dos pacientes e seu encaminhamento; o arranjo físico posicional nos pacientes internados em quartos, sendo examinados, alimentados e medicados sem se deslocar; o layout por processo, quando este paciente se