ESTRATÉGIAS LOGISTICAS
Uma conclusão natural na logística baseada no tempo é que não existe uma maneira única e ideal para atender todos os clientes;
Cada cliente requer e espera que os fornecedores atendam a suas necessidades particulares;
Atender e superar essas expectativas de serviço constituem a base essencial para a agregação de valor para o cliente;
As empresas com competências logísticas de classe mundial procuram manter-se flexíveis para adaptar seu desempenho a fim de atender às exigências mutáveis de serviço ao cliente.
O potencial da logística baseada no tempo é mostrado no contexto de estratégias logísticas alternativas.
A capacidade para realizar uma logística alternativa tem seu fundamento na separação estrutural.
Uma empresa deve utilizar seus recursos operacionais de modo a obter estruturalmente economias de escala, mantendo, ao mesmo tempo, a flexibilidade.
SEPARAÇÃO ESTRUTURAL
No decorrer dos anos, vários autores aperfeiçoaram a idéia da separação das tarefas dentro da estrutura do canal de distribuição.
O termo estrutura é utilizado para descrever relações comerciais utilizadas na execução das tarefas necessárias para executar o processo logístico.
A separação estrutural está fundamentada no fato de que os arranjos típicos do canal não são normalmente os melhores arranjos para a execução simultânea de atividades de marketing e de logística (especialistas).
Um arranjo de canal pode ser mais eficaz para gerar transações de marketing, ao passo que outro arranjo talvez seja mais eficiente para a logística.
A oportunidade para que tanto as áreas de marketing quanto a logística se beneficiem com a especialização pode ser viabilizada pela separação estrutural do canal.
Um canal de marketing é constituído por empresas empenhadas nas transações de compra e venda.
A meta do marketing é negociar, contratar e administrar transações de forma contínua.
O canal de logística envolve uma rede de relações de tarefas