ARRANJO F SICO FINAL DOC
ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ARRANJO FÍSICO MISTO
Acadêmicas: Caroline Porto, Elen Pena, Gisiele Rossini, Lisiane Picolin e
Milena Fontoura
Professor: Carlos Morales
Santa Maria
Maio/2015
1.INTRODUÇÃO
A sociedade desde antiguidade, através de suas necessidades vem transformando bens serviços/ou produtos para suprir suas demandas. Com o decorrer do tempo com a chegada das empresas surgiu a oportunidade de atender as necessidades do mercado disponibilizando a prestação de serviços.
Considerando a área produtiva como uma das principais atividades de uma empresa, tanto de produção industrial ou de serviços, tem como objetivo produzir bem e apresentar qualidade nos serviços. Assim seu estudo proporciona conhecimento para minimizar brechas, desperdício de tempo, reduzir custos, se adaptar a economia, aumentar produtividade e eficiência, sendo uma arma poderosa para o futuro de uma empresa. Taylor, por exemplo, foi um dos pioneiros neste sentido, foi através de suas pesquisas que surgiram as primeiras teorias administrativas, sendo ele o criador da Teoria Científica, que tinha como intuito minimizar gargalos e desperdícios de tempo e recursos.
Portanto, o presente trabalho terá como tema de discussão os arranjos físicos mistos que é uma ferramenta utilizada por gestores de produção como forma de se preocupar com a operação produtiva e localização física dos recursos e da empresa calculando previamente a melhor maneira para implantar o layout/ arranjo físico, pois geralmente exercem impacto direto nos custo da empresa (CARVALHO.et.al 2010).
2.ARRANJO FÍSICO
O Arranjo físico de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento físico dos recursos de transformação. Colocado de forma simples, definir o arranjo físico é decidir onde colocar todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal da produção. O arranjo físico