Arquivos
Miro era o filho de um pai e de uma mãe relojoaria ourives, ele foi exposto às artes a partir de uma idade muito jovem. Houve alguns drwaings recuperados por Miro namoro a 1901, quando ele tinha apenas 8 anos de idade. Miro se matriculou na Escola de industrial e de Belas Artes de Barcelona até 1910, durante sua participação ele foi ensinado por Modest Urgell e Josep Pascó .
Depois de superar uma crise grave de febre tifóide em 1911, Miro decidiu dedicar sua vida inteiramente à pintura, participando da escola de arte ensinada por Francesc Galí . Estudou em La Lonja Escola de Belas Artes de Barcelona, e em 1918 montou sua primeira exposição individual na Dalmau Galerias, na mesma cidade. Suas obras antes de 1920 (data da sua primeira viagem a Paris ) refletem a influência de diferentes tendências, como as cores puras e brilhantes usadas na Fauvismo, formas retiradas do cubismo, influências da arte catalã folclórico e afrescos romanos das igrejas .
Sua viagem a Paris apresentou-o a e desenvolveu sua tendência de pintura surrealista. Em 1921, ele mostrou sua primeira exposição individual em Paris, na Galeria La Licorne. Em 1928, ele exibiu com um grupo de surrealistas na Galeria Pierre, também em Paris, apesar de Miró sempre foi a de manter as suas qualidades independentes com relação a grupos e ideologias.
De 1929-1930, Miró começou a ter interesse no objeto como tal, na forma de colagens. Esta era uma prática que era para levar a sua tomada de esculturas surrealistas. Seus monstros atormentados apareceram durante esta década, o que abriu caminho para a consolidação do seu vocabulário plástico. Ele também experimentou muitas outras formas artísticas, como a gravura, litografia, aquarelas, pastéis e pintura sobre cobre. O que é particularmente destacada a partir deste período, são os dois