Arquivos
Na pré-história, não se encontram indícios concretos de como foram praticados tais exercícios pelo homem primitivo, além da imitação. , existe movimento e, portanto, exercícios físicos, os quais, pela sua repetição, aperfeiçoam e o desenvolveram.
No Oriente Próximo foi o Egito que, sem dúvida, atingiu o mais alto grau de aperfeiçoamento no terreno esportivo. As imagens que nos deixaram registram corpos fortes e esculpidos dentro de padrões estéticos comparáveis aos dos gregos. Suas práticas esportivas eram bastante diversificadas, sendo evidente a importância não só da luta, já comentada, como também da natação, remo, atletismo etc., constituindo um verdadeiro sistema de Educação Física.
Os cretenses eram baixos, morenos, queimados pelo sol,esbeltos,enérgicos, usavam roupas leves como: simples tanga e saiote ricamente bordado, uma cinta que mostrava o talhe atlético . As mulheres usavam joias ,chapéus, colares e braceletes.
No extremo oriente dois povos marcaram a história das atividades físicas, os chineses e os hindus, mas, não podemos deixar de relatar a grande contribui-ção que os japoneses exerceram na educação física como, por exemplo, o judô.
Os gregos da Antiguidade conferiram ao exercício físico um papel de grande destaque nos vários âmbitos da vida social, como a educação, na qual a atividade física se complementava com a aquisição de conhecimentos, e a celebração das festas, nas quais os jogos atléticos helénicos, fundamentalmente os Jogos Olímpicos tiveram especial transcendência. Tanto através da leitura dos grandes clássicos da poesia e da filosofia (Homero, Píndaro, Platão, Aristóteles, etc.) como através dos achados arqueológicos é possível perceber a importância que tiveram a educação física e a prática do desporto numa das grandes civilizações do Mundo Antigo.
Os romanos também realizavam jogos de estádio, como as competições de atletas e equestres, mas sem o entusiasmo pelos jogos de circo e anfiteatro.
Onde