ARQUIVO
É a unidade básica de armazenamento de informação em um dispositivo não-volátil, pois para eles não há forma mais simples de armazenamento persistente de dados. Um arquivo é basicamente um conjuntode dados armazenados em um dispositivo físico não-volátil, com um nome ou outra referência que permita sua localização posterior. Um arquivo é identificado por um nome, composto por uma seqüência decaracteres, para o SO não importa o que é o arquivo e sim sua extensão.
2. Como arquivos podem ser organizados?
A forma mais simples de organização de arquivos é através de uma seqüência não-estruturada de bytes. Neste tipo de organização, o sistema de arquivos não impõe nenhuma estrutura lógica para os dados. Alguns sistemas operacionais possuem diferentes organizações de arquivos. Nestecaso, cada arquivo criado deve seguir um modelo suportado pelo sistema de arquivos. As organizações mais conhecidas e implementadas são a seqüencial, relativa e indexada.
3. Diferencie os métodos de acesso a registros seqüencial, direto e indexado.
Acesso seqüencial: O SO precisa identificar o inicio e o final do arquivo, o acesso era restrito à leitura na ordem em que eram gravados,sendo a gravação de arquivos possível apenas no final do arquivo.
Acesso direto: permite a leitura/gravação de um registro diretamente na sua posição. Diferente da forma seqüencial, não existerestrição a ordem em que os registros são lidos ou gravados.
Acesso indexado ou por chave: o arquivo deve possuir uma área de índice onde existam ponteiros para os diversos registros e a partir destainformação realiza-se um acesso direto.
4. Qual a função das system calls de E/S?
5. Quais as diferentes formas de implementação de uma estrutura de diretório?
6. Descreva as vantagens e desvantagens das técnicas para gerência de espaços livres.
7. O que é alocação contígua de blocos e quais benefícios a desfragmentação pode proporcionar quando esta técnica é utilizada?
8. Descreva as vantagens e