arquivo
uvb
Aula Nº 3 – Introdução à
Previsão de Demanda
Objetivos da aula:
O ponto de partida da Administração da Produção é a previsão das demandas de curto e médio prazos, no nível operacional e de longo prazo no nível estratégico. Faremos nesta aula uma análise das informações necessárias para uma estimativa consistente de demandas e mostraremos opções simplificadas (empíricas) de se prever demandas e a partir delas estimar as produções.
As previsões de demandas dependem de alguns fatores:
Devemos ter em conta sempre que os métodos não conduzem a resultados perfeitos e a chance de erro aumento à medida que nos distanciamos da previsão futura. Alguns estudiosos dizem jocosamente que “as previsões são excelentes para se prever o passado e nos enganar a cerca do futuro”.
Ironia à parte, as previsões de demanda são feitas desde que se projeta uma indústria ou empresa de serviços e depois, com ela operando, nas correções dos efeitos sazonais do mercado. Não podemos desconsiderar também a dinâmica e as mudanças dos mercados, que continuadamente nos oferece uma gama enorme de fatores aleatórios, que nenhuma previsão consegue captar.
Podemos sinteticamente classificar os métodos de previsão em:
Faculdade On-Line UVB
Administração da Produção
• Horizonte de previsão. Há métodos mais eficientes para previsões de longo prazo (demandas anuais), enquanto que outros são aplicados para períodos mais curtos, como meses, semanas ou mesmo dias.
Aula 03 - Introdução à Previsão de Demanda
• Disponibilidade de dados, tempo e recursos. Métodos mais sofisticados envolvem modelos matemáticos (veremos um na próxima aula).
20
Anotações do Aluno
uvb
1. Qualitativos: baseados no julgamento de pessoas que tenham condições de opinar sobre as demandas futuras: vendedores, gerentes, clientes, fornecedores, etc. Não se apóiam em nenhum modelo matemático, embora possam ser conduzidos de maneira sistemática. São muito úteis