arquivo
Posição de repouso: 55º de abdução e 30º de adução horizontal. A cavidade glenoide em repouso: inclinação superior de 5º e uma leve rotação interna de 7º.
Essa é a articulação que oferece maior amplitude e potencial de movimento, porém é a menos estável. Isso, devido a rasa fossa glenóide, à grande e redonda cabeça umeral , à frouxidão capsular e suporte ligamentar limitdo.
A juntura é formada por uma cápsula frouxa, tem a forma de uma mancal fibroso. A capsula se posiciona em torno das superfícies articulares. Ela envolve o tendão do bíceps.
Ligamentos intrísecos: Ligamento glenoumeral: reforça a parte anterior da cápsula e possui 3 feixes em forma de Z, que são os feixes superior, médio e inferior. O feixe inferior do lig. Glenoumeral é o mais resistente e sustenta a cabeça do úmero na elevação do braço.
O ligamento coracoumeral: suspende o úmero e é muito resistente. Este ligamento compõe-se de 2 feixes: o feixe ântero –inferior e o feixe póstero-superior. O tendão do bíceps passa entre os dois feixes. O feixe ântero-inferior limita a elevação anterior do braço. O ligamento glenoumeral e o ligamento coracoumeral atuam como uma trava fibrosa ântero-superior.
O ligamento transverso do úmero: ele une os dois lábios do sulco biciptal, mantendo o tendão do bíceps nessa região.
O ligamento acrômiocoracóideo: que é um dos elementos que constituem o neoacetábulo. Esse ligamento é também um dos elementos que formam uma arcada osteofibrosa ligeiramente deformável à qualquer ângulo de movimento.
Articulação esternoclavicular:
É uma articulação em forma de sela com 3 graus de liberdade que coloca em relação 3 segmentos ósseos: manúbrio esternal, clavícula e primeira costela.
As facetas do manúbrio e da primeira