arquivo quimica
RADIOATIVIDADE
A radioatividade é o fenômeno da emissão de radiações por núcleos instáveis.
1) NATUREZADASEMISSÕES
A emissão radioativa é constituída de partículas de carga positiva, partículas de carga negativa e ondas eletromagnéticas.
Essas radiações receberam os seguintes nomes:
a) Partículas alfa (α) para as de carga positiva: são constituídas de 2 prótons e 2 nêutrons.
a) Partículas beta (β), as de carga negativa, possuem carga -1.
b) Emissões gama(γ): ondas eletromagnéticas. As ondas eletromagnéticas são ondas formadas pela combinação dos campos magnético e elétrico que se propagam no espaço perpendicularmente um em relação ao outro e na direção de propagação da energia.
Exemplo: Eletromagnetismo.
2) CARACTERÍSTICAS DAS RADIAÇÕES:
PARTÍCULAS ALFA
As partículas alfa têm um alcance no ar inferior a 10 cm. São barradas por papel, roupas e pela pele. Portanto, quando as partículas são provenientes de uma fonte α externa ao organismo humano, praticamente não oferecem nenhum perigo para o organismo. No entanto, como são constituídas por 2 prótons e 2 nêutrons, são altamente ionizantes, pois arrancam elétrons dos átomos e moléculas do meio, transformando-se em átomos de hélio. Mas, se a partícula alfa é proveniente de uma fonte interna ao organismo (o material radioativo foi ingerido ou inalado ou ainda absorvido pela pele ou ferimentos), oferece sério perigo, pois a partícula α se move mais lentamente e causa muito mais ionização ao longo de seu trajeto.
PARTÍCULAS BETA
Como as partículasβ são constituídas de elétrons bem mais leves e de maior velocidade que as partículas α, elas penetram mais na matéria. Assim, elas podem atravessar até 1mm de alumínio e, no ar, podem alcançar até 13 m. O seu poder de ionização é bem menor. O perigo oferecido pelas partículas beta é proveniente tanto de fonte interna como externa pode ser classificado como moderado. A partícula beta é cerca de 7000 vezes mais