Arquivo de Química
Alexandra Kellmer da Silva – Graduanda em Química (FAFIUV)
Franciele Tiris Sachinski – Graduanda em Química (FAFIUV)
Juliana Patrícia de Lima – Graduanda em Química (FAFIUV)
Orientador: Prof. Dr. José Roberto Caetano da Rocha
Resumo
Neste trabalho são apresentados os resultados analíticos de quatro amostras de água que são encontradas na região de União da Vitória. Foram realizados ensaios microbiológicos, ensaios físico-químicos e químicos sobre: aspecto, odor, pH, sólidos totais, cloretos, magnésio, cálcio, alcalinidade total, bicarbonatos e carbonatos. Para garantir a balneabilidade e a potabilidade destas amostras de águas, com certeza deveriam ser realizados outros ensaios, porém devido às restrições de equipamentos e de reagentes que a FAFIUV. Mesmo assim pelo menos 70% dos ensaios analíticos requeridos para a certificação das mesmas foram realizados. Entre as técnicas utilizadas para quantificar cátions e ânions dissolvidos em cada amostra é possível citar: ensaios volumétricos de neutralização, volumétricos de precipitação e volumétricos de complexação.
Palavras Chaves: Potabilidade e Balneabilidade das Águas, Caracterização Físico-Química, Ensaios Analíticos.
Introdução
A água distribui-se no planeta Terra por três principais reservatórios, que são os oceanos, os continentes e a atmosfera. Devido ao ciclo da água ou ainda ciclo hidrológico existe uma circulação contínua (BENNETT, 1996). Este ciclo que é mantido pela energia solar e pela ação da gravidade é responsável pela renovação da água no planeta conforme observa-se na Figura 1.
Figura 1 – Ciclo da água na natureza.
Provavelmente a água seja o bem mais precioso do planeta Terra, pois sem a água os seres vivos, principalmente o homem, não sobreviveriam por muito tempo. Estudos já comprovaram que os seres vivos podem ficar por vários dias sem comer qualquer tipo de alimentos, porém só