Arquitetura
CENTRO EDUCACIONAL PLINIO LEITE
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
TECNOLOGIA DA ARQUITETURA
THALES PORTO LEITE
Vãos e esquadrias
Professora Elaine Resende
Vão
Vão é o termo utilizado em engenharia e arquitectura para designar a distância entre os apoios consecutivos de uma estrutura, como uma ponte, uma viga, um cabo eléctrico, etc. Designa também a abertura ou intervalo numa parede para a colocação de janela ou porta.
Esquadrias
Os edifícios são “envelopados” por fachadas e coberturas, que constituem o fechamento e proteção do ambiente interno. O “envelope” é responsável pelas relações do interior do edifício com o ambiente externo, o que inclui a garantia de iluminação natural, a troca de ar interno/externo, que proporciona ventilação natural e simultaneamente proteção contra ventos fortes que carregam poeira e outras impurezas, e a “troca térmica” entre os ambientes – o que significa a passagem de calor, nos dois sentidos. Essa troca é necessária e saudável, mas deve ser controlada para proteção contra as altas temperaturas ou fortes radiações, que além de desconfortáveis podem ser nocivas.
Outra troca que ocorre por meio desse “envelope” é a “visão” nos dois sentidos. Ou seja, tanto a vista da paisagem e das atividades externas quanto a de fora para dentro, também desejável, dependendo do tipo de edifício, mas que em certos casos exige cuidados quanto à privacidade. O “envelope” é constituído de elementos opacos, translúcidos e transparentes, cuja participação e relação variam com o uso e finalidade do edifício. Alguns exemplos: uma residência exige maior privacidade, ou seja, as partes opacas se apresentam em maior área do que as translúcidas; lojas e exposições devem ter grandes áreas transparentes para permitir a visibilidade dos produtos; os shoppings devem ter grandes áreas opacas nas fachadas, pois as lojas estão voltadas “para dentro”, mas é desejável que tenham grandes áreas translúcidas nas coberturas,