Behaviorismo
Esta teoria teve início em 1913, com um manifesto criado por John B. Watson . É também denominado comportamentalista ( análise experimental do comportamento). O comportamento é o objeto de estudo da psicologia no seu aspecto observável, mensurável......uma vez que pode ser reproduzido em diferentes condições......Tais possibilidades foram importantes para que a Psicologia alcançasse o status de ciência. Watson defendia uma perspectiva funcionalista para a Psicologia onde o comportamento é estudado em função de variáveis do meio e os estímulos levando o organismo a darem determinadas respostas e isso em razão do ajuste do organismo ao seu meio por meio de equipamentos hereditários e formação de hábitos. O behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo ( sua respostas ) e o ambiente ( as estimulações). O Behaviorismo partia do princípio de que o comportamento é sempre uma resposta a um estímulo específico. Ocorre de se referirem ao Comportamentismo Clássico como Psicologia S-R (sendo S-R a sigla de Stimulus-Response (estímulo-resposta).
A análise experimental do comportamento De linha behaviorista, Skinner realizou inúmeras experiências sobre comportamento animal, em laboratório, transferindo posteriormente suas pesquisas para a área da aprendizagem humana.
O comportamento respondente Comportamento respondentes são respostas produzidas por estímulos. São respostas reflexas, condicionadas ou não, que se referem principalmente às reações do organismo, por exemplo, a contração pupilar diante da luz, a salivação em resposta à comida, o suor em resposta ao calor.O condicionamento respondente é classificado como do tipo E-R (Estímulo-Resposta) devido à correlação entre estímulo e resposta e é limitado às respostas autônomas do organismo.
Comportamento Operante Tal comportamento abrange a maior parte das atividades humanas, inclui todos os movimentos de um