Arquitetura
ONDAS SONORAS resultados das oscilações de moléculas do meio de propagação, em torno de suas posições de equilíbrio.
FREQÜÊNCIA o número de oscilações ou ciclos por unidade de tempo. Baixas freqüências: sons graves; Médias freqüências: sons médios; Altas freqüências: Sons agudos; Ultrassons: imperceptíveis.
FREQUENCIA, COMPRIMENTO E PERÍODO DA ONDA a freqüência é a quantidade de vezes que a molécula oscila em 1 segundo, medida em Hertz ou c/s (ciclo por segundo). Também considerada o inverso do período. É possível determinar a oscilação completa da partícula, o comprimento da onda, medido entre picos. Quanto menor a freqüência, maior o comprimento e quando maior a freqüência, menor o comprimento.
VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DO SOM diretamente proporcional à temperatura; diretamente proporcional à umidade; não sofre influência da pressão atmosférica; não varia com a freqüência.
COMPRIMENTO DA ONDA distância percorrida pela onda sonora segundo um ciclo completo de pressão/depressão
INTENSIDADE DO SOM energia com que o som chega ao receptor. Não altera a freqüência do som. Provocada pela pressão que a onda exerce, quanto maior a pressão maior será a intensidade.
MASCARAMENTO DO SOM sobreposição de sons, ou seja, dois ou mais sons percutem ao mesmo tempo no mesmo ambiente e se “embaralham”, dificultando sua identificação. Nesse caso o som de maior intensidade sobrepõe-se ao de menor intensidade.
DIFRAÇÃO DO SOM a propriedade que uma onda sonora possui de transpor obstáculos posicionados entre a fonte emissora e o ponto receptor, mudando sua direção e reduzindo sua intensidade.
REFRAÇÃO mudança de direção que uma onda sonora sofre quando passa de um meio de propagação para outro. É causada pela brusca variação da velocidade de propagação que a onda sofre.
RESSONÂNCIA DO SOM vibração de determinado corpo por influência da vibração de outro,