Arquitetura
Proprietário da obra: Autopista Litoral Sul – Grupo OHL Brasil.
Contratante: Autopista Litoral Sul – Grupo OHL Brasil.
Local da obra: Travessia da BR-101/SC.
Data da obra: 2010.
Fornecedor: Cassol Pré-Fabricados.
Nome dos Produtos: Passarelas estaiadas Cassol
DESCRIÇÃO DO LOCAL
A Passarela estaiada* está localizada na travessia da BR-101/SC, próximo ao bairro de Aririú-Formiga, no município de Palhoça, em Santa Catarina. O trecho da rodovia se inicia em Curitiba (PR), sendo formado pelo Contorno Leste e as BR´s 376 e 101. O projeto tem como responsabilidade a Autopista Litoral Sul, uma das nove concessionários do Grupo OHL Brasil.
O desafio era construir uma passarela para pedestres a partir de uma estrutura de concreto que fosse sustentada por cabos ancorados nos pilares. “O sistema a ser utilizado para a obra deveria contemplar qualidade, segurança e rapidez. Mais do que isso, precisava atender as principais normas de acessibilidade”, diz o engenheiro Antonio Koudy, gerente geral do Grupo OHL Brasil – empresa responsável pela obra.
Para o trecho de Palhoça, foi usado o sistema pré-fabricado desenvolvido para esse tipo de obra. Em função da agilidade e da concepção dinâmica, garantiu o conforto para os pedestres e descartou qualquer possibilidade de danos na estrutura. Devido à estrutura composta por pilares centrais que suportaram as lajes alveolares com cabos (tirantes), a solução também proporcionou maior leveza à obra e fácil execução. A torre principal possui quase 20 m, sendo que o gabarito sobre a pista chega a 7 m; os dois vãos da passarela têm 25 m.
O sistema foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e atende à todos os critérios de acessibilidade e qualidade da obra.
DESCRIÇÃO DO PRODUTO
Estruturas pré-fabricadas compostas por pilares, vigas e lajes para passarelas de pedestres emavenidas e rodovias. As passarelas estaiadas são compostas por pilares centrais