Teoria maxista x teoria liberal
511 palavras
3 páginas
As teorias liberais e marxistas se opõem radicalmente, digamos que elas representam a dialética da formação do Estado, ou seja, a dialética se compõem de uma tese, uma antítese e uma síntese. Não há uma teoria liberal, são vários Estados Liberais, depende de sua localização geográfica e se foi surgido empiricamente ou cientificamente. Na Europa, onde originou a prática do Estado Liberal, é empírica sua construção, pois se formou com uma construção lenta, na pratica e sua teoria é posterior a sua criação, como por exemplo a de Adam Smith, com o livro A Riqueza das Nações, já nas Américas, a construção do liberalismo se deu cientificamente, ou seja, importou-se uma prática de Estado europeu, como no Brasil após o advento da Proclamação da Independência, no caso da forma de Governo que é a Monarquia não é incompatível com o Estado Liberal, já na América do Norte há um misto de criação cientifica e empírica, pois a Colonização da América, no Norte, foi de povoação e não de exploração econômica, transferindo para aquela região uma prática econômica européia.
As características do liberalismo econômico são: Estado não intervencionista na economia, mas regulador; propriedade e meios de produção privados; mão-de-obra remunerada; economia de mercado – regulado pela oferta e procura; o poder, geralmente oriundo de uma democracia representativa, pois desta forma há como controlar, através do Poder Legislativo, o próprio Estado e seu destino; adoção da Teoria de Tripartição de Poderes de Montesquieu.
O Estado Liberal se consolidou com o Neoliberalismo, movimento que se deu após a Queda do Muro de Berlin, que materialmente representa a queda do Estado Socialista ostentado pela União Soviética. O Neoliberalismo marcou pela Globalização recente da economia mundial. O homem é visto na sociedade liberal como um ser livre e que busca sua felicidade e para que isto ocorra os meios justificam os fins.
Já o Estado Socialista ou Marxista é o comumente se denomina de Teoria