Arquitetura
ARQUITETURA E URBANISMO
TEORIA DA ARQUITETURA E URBANISMO I
Resenha texto:
ASPECTOS HISTORICOS DA URBANIZAÇÃO.
Aluna: Gizele da C.P. Mesquita
Professora M. Sc. Doriane Azevedo
Cuiabá – Mato Grosso
18 de Março de 2013
Eric Edwin Lampard. Professor de história da Universidade Estadual de Nova York escreveu também o livro “Industrial Revolution” em 1957.
Lampard defende a idéia de que a cidade e a urbanização andam lado-a-lado, e diz que a urbanização gera a cidade. Trata também sobre os termos utilizados para analisar as cidades (Behavioral, estrutural e demográfico), e diz que todos esses termos apresentam falhas. Apoiando a idéia de que quatro fatores podem explicar o padrão preponderante da urbanização (população, tecnologia, organização e ambiente), e prever o futuro dessa urbanização.
De acordo com Eric E. Lampard, as população vêm formando cidades por quase sete milênios. Ele fala que o surgimento de sociedades rapidamente urbanizadas, com a maioria da sua população residente em cidades, representa a mudança de mais longo alcance das capacidades humanas de organização social. Ele fala que as cidades são consideradas pela formula demográfica, pontos de concentração populacional, são o produto ou a conseqüência da urbanização, e que a urbanização é um processo social que precede e acompanha a formação das cidades. Com o aumento do número desses pontos de concentração são necessárias outras condições para explicar o processo. Explica que capacidade de adaptação e tecnológica da população resulta em crescimento das cidades, em qualquer tempo. Diz que os recursos naturais são condição suplementar.
Ele divide a urbanização em duas fases, a incipiente e a efetiva, e a efetiva em mais duas fases, a clássica e a industrial. A incipiente trata-se de uma organização urbana primaria com sistema adicional mais produtivo de adaptação coletiva ao meio físico e social; a efetiva é a cidade definitiva, capaz de