Historia da enfermagem
Centro de Educação e Saúde - CES
Unidade Acadêmica de Saúde - UAS
Curso de Graduação em Enfermagem
Disciplina: História da Enfermagem
Docente: Eveline
História da Enfermagem no Brasil
Discentes:
___________________
___________________
___________________
Cuité-PB
2013
Práticas de saúde e enfermagem no Brasil Imperial
A república velha é um período que se estende de 1889 a 1930, tendo sua principal característica a sociedade rural. Inicia-se a ideia de saúde pública, onde o governo se interessava por uma ou outra doença. No entanto, pressões exercidas pelo mercado internacional fez com que fossem tomadas medidas radicais de saneamento dos portos e controle de doenças epidêmicas à sociedade brasileira.
Em 1980, com a transferência do Hospital Pedro II para o controle direto do governo provisório da segunda república, dá-se início oficial do ensino de Enfermagem no Brasil pelo decreto 791/1890 é criada a escola de enfermeiros e enfermeiras. Em a916, é fundada a escola prática de enfermeiros da cruz vermelha, filial no Rio de Janeiro. O sistema Nightingaliano de ensino de enfermagem é implantando com o decreto 15.799/22, quando é criada a escola de enfermeiros do departamento nacional de saúde pública (DNSP), que começa a funcionar em 1823. (Geovanini etcal. 2005).
O Rio de Janeiro no final do século XIX passava por uma fase bem marcante da história do Brasil, caracterizada pelo fim da escravidão, esgotamento da cafeicultura, aumento imigração estrangeira, crescimento das epidemias.
Em meio a tantos acontecimentos, passava a ser exigida uma nova ordem social, começando pela limpeza e embelezamento da cidade, controle das doenças tropicais como medidas provenientes estratégicos dos povos e aprovação do programa de Pereira Passos, que na época era prefeito da cidade, onde estava mais voltado para questão de higiene.
O campo de mobilização e a consciência política era praticamente inexistente devido à