Arquitetura
Em 1910 iniciou-se com Wertheimer (psicólogo checo, um dos fundadores da Teoria da Gestalt) Na Escola da Gestalt, como ficou conhecida, desenvolveu uma teoria da percepção com base em um rigoroso método experimental que possibilitou a compreensão da maneira como se ordenam ou se estruturam, no nosso cérebro, as formas que percebemos.
A partir dessa teoria as perguntas que são feitas para quem trabalha no campo da criação das formas e da comunicação visual começaram a ser respondidas. E porque vemos as coisas como vemos?
A percepção será o processo mental que possibilitará a relação do homem com seu entorno. deve ser entendido como um interesse ativo da mente e é o meio pelo qual um indivíduo vai integrar aferições sensoriais para construir uma representação, imagem ou esquema geral do mundo exterior adaptada ao seu esquema corporal, ao seu sentido de orientação e posição, à sua capacidade de desempenho e comportamento e à suas intenções de ação.
O olho funciona como uma câmara fotográfica: a córnea é uma lente que projeta uma imagem bidimensional, reduzida e invertida na retina. Mas ela só não é suficiente para conhecermos o mundo que nos cerca. Atribuir significado, registrar situações significativas e agrupá-las em classes segundo suas analogias, associar estas classes segundo relação de acontecimentos, estabelecer experiência, selecionar dados, imaginar, representar, simular, antecipar acontecimentos são funções ditas cognitivas ( processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento, linguagem e ação).
O principio básico da percepção visual se define que qualquer padrão de estímulo tende a ser visto de tal modo que, a estrutura resultante é tão simples quanto as condições dadas permitem. Para a Gestalt, não percebemos estruturas difusas e confusas. Percebemos campos funcionalmente organizados, constituídos de figura e fundo, de tema e de formas e horizontes nos quais