arquitetura
DEPARTAMENTO DE MATERIAIS E CONSTRUÇÃO - DMC
ARQUITETURA - CONCEITUAÇÕES
Segundo o dicionário eletrônico Houaiss, a Arquitetura é a arte e a técnica de organizar espaços e criar ambientes para abrigar os diversos tipos de atividades humanas, visando também uma determinada intenção plástica.
Já para Ching (2000), a arquitetura é a arte e a ciência de projetar e construir edifícios, esse autor ainda complementa sua conceituação com as seguintes definições:
•
a ação consciente de formar elementos que resultem em uma estrutura unificadora e coerente;
•
um estilo ou método de construção característicos de um povo, local ou período; •
a profissão de projetar edifícios e outros ambientes habitáveis;
•
o produto ou resultado do trabalho arquitetônico.
No século XX, após a revolução industrial e com a descoberta de novos materiais e tecnologias, Le corbusier dizia que: "a arquitetura é o jogo primoroso, correto e magnífico de massas reunidas na luz".
Lúcio Costa, arquiteto e urbanista que concebeu o plano piloto de Brasília, afirmava que "arquitetura é antes de mais nada, construção, mas construção concebida com intenção plástica em função de determinada época, de determinado lugar, de determinado material, de determinada técnica e determinado programa".
Já Umberto Eco, na década de 70 em Roma, escreveu que, "a arquitetura é todo projeto de modificação da realidade ao nível tridimensional com a finalidade de permitir o desempenho de qualquer função relacionada com a vida associada".
Além destas, existem outras definições do termo "arquitetura", mas o mais importante é saber da sua importância para a humanidade, a sua evolução ao longo da história e os prováveis caminhos futuros.
"As grandes nações escrevem suas autobiografias em três manuscritos: o livro de seus feitos, o livro de suas palavras e o livro de sua arte. Nenhum desses livros pode ser compreendido a menos que