Hipote
Sentido Corrente
Antes de definirmos o termo, é necessário que antes façamos uma exposição da construção do seu significado explorando as premissas que a fundamentam. Muitas pessoas, equivocadamente, afirmam que droga é “tudo aquilo que proporciona vício”. Apesar de ser uma meia verdade, esse conceito é incompleto, pois o termo “droga” não parte do vício para a substância, mas sim da substância para o vício. Logo, podemos concluir que droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções, sensações, humor e comportamento e que muitíssimas vezes conduz à dependência química.
Este conceito acima, como já explicado, é dado às drogas no seu sentido corrente. Entretanto, o termo tem significados diferentes na medicina e na farmacologia. Na medicina, droga é qualquer substância com o potencial de prevenir ou curar doenças ou aumentar o bem-estar físico ou mental. Já na farmacologia, droga é qualquer agente químico que altera os processos bioquímicos e fisiológicos de tecidos ou organismos.
Comportamento dependente
Em termos gerais, um comportamento é dito dependente quando é excessivo, compulsivo, fora do controle e psicológica ou fisicamente destrutivo. O comportamento dependente costuma envolver uso excessivo de drogas estimulantes, como o álcool, a heroína, a cocaína, a maconha, a nicotina e mesmo a cafeína. Entretanto, distúrbios do apetite, tais como anorexia (recusa da alimentação) e bulimia (apetite voraz), também são formas de comportamento dependente, assim como jogar, fazer exercícios ou mesmo ver a televisão exageradamente. Atualmente, podemos citar os casos dos smartphone se o abuso da internet.
Duas reações básicas ocorrem quando alguém toma drogas psicotrópicas regularmente: tolerância e dependência. Essas reações caracterizam o comportamento do viciado e são fundamentais para sua compreensão. Por tolerância entende-se que determinada quantidade de droga psicotrópica terá cada