ARQUITETURA
Marcelo engenheiro da eletromecânica paraíso não foi promovido por acaso certamente a empresa já conhecia suas habilidades e competências no setor que já desenvolvia suas atividades, para gerir um novo setor deverá se preparar profissionalmente e psicologicamente pois o setor que o mesmo trabalhava era somente ele e uma máquina, no seu novo cargo ele tem um grande desafio que é comandar um grupo de 30 pessoas.
Incialmente o novo gerente precisará de um suporte capacitado que conheça o departamento, avaliará sua equipe com competência interpessoal (flexibilidade perceptiva e comportamental, que significa procurar ver vários ângulos ou aspectos da mesma situação e atuar de forma diferenciada, não-rotineira, experimentando novas condutas percebidas como alternativas de ação).
Como parte da rotina o novo gerente estará proativo a delegar tarefas criando oportunidades de motivar sua equipe, se atentando a mudanças de atitudes, humor, flexibilidade, impacto, liderança efetiva, diplomático e um bom comunicador. Com essas atitudes desenvolva com um foco predominante a problemática do setor individual, interpessoal e grupal obtendo-se assim o autoconhecimento e conscientização.
O primeiro passo se interaja sobre o setor deixando claro seus objetivos, suas necessidades, metas a serem alcançadas, receita e etc.
Segundo passo verificar se a equipe está apropriada para receber as delegações, que seja unida, confiável e com dedicação para que alcance o objetivo da organização, pois antes de cobrar demonstre a confiança para que sua equipe perceba que tem consciência da sua humanidade.
Terceiro passo aja prontamente com tomadas de decisões rápidas.
Quarto passo interaja com a equipe, com ética e entusiasmo, definindo com detalhes o que cada um exercerá na sua atividade.
Quinto passo monitore os riscos e seja pró ativo, onde o processo de executar o plano de ação inclua possíveis mudanças aos recursos de funcionalidade ou o cronograma.
Sexto passo valorize