diversidade cultural
- A Diversidade cultural é a relação dos diferentes costumes de uma sociedade, entre essas diferenças podemos citar; o modo de se vestir, a culinária, as manifestações religiosas, as tradições, entre outros aspectos.
- O Brasil por ser um país com um território imenso, apresenta uma vasta diversidade, tanto cultural como climática, econômica, social e religiosa.
- O Processo de colonização cultural do Brasil, se deve aos colonizadores europeus, aos índios e os escravos africanos, posteriormente os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses e árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do brasil.
Estranhamento
-
Estranhar significa questionar, ter que reavaliar, observar e sobretudo, reconhecer e ocultar a existência da diferença.
-
Descobrir lógicas que sabemos que existem, mas como são estranhas àquelas que conhecemos, temos que decifrar.
-
Encontro e compreensão de outras culturas que modificam o olhar sobre nós mesmos.
Alteridade
-
É a concepção que parte do pressuposto básico de que todo homem social interage e interdepende de outros indivíduos.
-
Pode se dizer que é a capacidade de se colocar no lugar do outro na relação interpessoal, com consideração, identificação e diálogo.
Etnocentrismo x Relativismo Cultural
-
Etnocentrismo é uma atitude na qual a visão ou avaliação de um grupo social, baseada nos seus valores, como referência, padrão, preconceituosa.
Basicamente encontra-se no fato de um grupo étnico considerar-se superior a outro. -
O etnocentrismo leva em consideração apenas um ponto de vista em detrimento aos demais.
-
Relativismo cultural vem do trabalho do antropólogo Franz Boas, Alemão de nascimento, desenvolveu a maior parte dos seus trabalhos nas universidades dos Estamos Unidos no século XX. O relativismo por sua vez leva em consideração diversos tipos de análises, mesmo que seja contraditória.
-
O relativismo é um