arquitetura
Porão e Pé Direito
MANAUS – AM
2014
Aluna: Priscila Carvalho Vasco Ferreira
MANAUS – AM
2014
INTRODUÇÃO
Esse assunto tem início no XVII onde vamos falar primeiramente do sistema construtivo das casas que começaram desde a forma mais simples influenciadas pelo trabalho escravo e como elas vão se modificando com o passar do tempo a medida em que a classes mais ricas vão tendo novas necessidades, onde as casas vão tendo novas características e cada vez mais seu sistema estrutural vira status na sociedade e cada vez mais o senso estético vai tendo mais importância.
O uso de fachadas iguais, pé direito alto, porão entre outras características vem do período colonial no Brasil onde era algumas coisas eram determinadas pelos monarcas tentando assim trazer um pouco mais do estilo português para as casas e sobrados brasileiros.
PORÃO
No século XVII as construções eram simples e modestas os primeiros modelos eram normalmente de taipa com o telhado de palha de palma, sendo melhoradas com o passar dos anos, utilizando novos materiais e novas técnicas tais como: a estrutura em taipa de pilão ou pedra de cal, cobertura com telhas de cerâmica e etc.
As residências mais comuns sendo analisadas podem ser descritas da seguinte forma: tinham duas salas, uma na frente e outra nos fundos ligadas a um corredor que dava acesso as alcovas, que por sua vez tinham abertura apenas para este, depois a cozinha e o quintal. Quando a residência tinha dois ou mais pavimentos significava status de riqueza onde o pavimento do térreo servia para abrigar o comercio ou manufatura, ou animais, ou escravos, ou deposito sendo essa a única diferença de uma casa de plante térrea.
No século XIX com a proibição das alcovas a planta das casas se modificou podendo ser descrita da seguinte forma: duas salas na frente e dois quartos nos