projeto de Aerogerador
Para atingir o objetivo de redução de custos de energia esperado, além da localização e condição de instalação do equipamento, o mesmo deve possuir alta qualidade, confiabilidade, desempenho e baixo custo de manutenção.
Locais de instalação
O local de instalação é muito importante para otimizar a geração de energia.
Existem dois requisitos básicos para a adequada instalação do equipamento:
01. Quanto maior a velocidade média do vento. A energia proveniente do aerogerador é proporcional ao cubo da velocidade do vento, desta forma, a energia gerada a uma velocidade de 5 m/s é aproximadamente duas vezes superior a energia gerada a 4 m/s. Procure informações em nosso site sobre como identificar as melhores regiões em termos de incidência média de ventos.
02. Quanto mais instáveis ou turbulentos os ventos maior será a perda de vida útil do equipamento:
Os ventos turbulentos não só provocam forças destrutivas ao equipamento, mas também reduzem drasticamente a geração de energia elétrica .
Procure instalar a turbina eólica o mais alto possível, pois em posições mais elevadas ocorrem ventos mais estáveis e menos propícios a turbulências. Em áreas planas, a altura mínima recomendada para a instalação do equipamento é de 8 metros acima do nível do solo.
Dicas de segurança
Cuidados especiais com o local de instalação:
Nunca instale o equipamento em local acessível a crianças.
Mantenha uma distância mínima de 3 metros de qualquer obstáculo, de forma a evitar danos ao equipamento, quando da mudança de direcionamento do mesmo, o qual ocorre em sua operação normal.
Instale inicialmente o suporte, antes da montagem e instalação do aerogerador.
Certifique-se que a instalação do suporte foi realizada conforme apresentado no seu manual de instalação.
Orientações de movimento do produto:
Para deslocar o produto utilize no mínimo duas pessoas, devido ao peso do produto.