arquiteturA
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
MÉTODOLOGIA DA PESQUISA 2º PERÍODO A
PROFª GLÓRIA MOREIRA – 2º SEMESTRE/2014
Nome:
Naiara
Rodrigues
Santos
Data: 30/09/2014
Tema: Sistema de Ar Condicionado e seus cuidados.
Problema de Pesquisa: Ficar 24 horas por dia, sete dias por semana sob o ar condicionado é prejudicial, mas não tanto quanto ficar apenas algumas horas sob um aparelho que não está funcionando de acordo com as normas, em más condições de higiene, a falta de limpeza e de manutenção correta e constante do ar-condicionado não apenas diminui a renovação do ar, mas provoca um acúmulo de sujeira. Além disso, durante o processo de refrigeração ocorre a condensação de água, que, líquida, acaba por se acumular no interior da máquina, favorecendo o surgimento de muitos fungos e bactérias. Esses dois fatores costumam responder pelo agravamento dos quadros de moléstias respiratórias como asma, rinite, sinusite e doença pulmonar obstrutiva crônica. A temperatura baixa contribui para a proliferação de bactérias que são resistentes ao frio.
Objetivos: Tornar frequente a limpeza e manutenção dos aparelhos, mantendo assim o bem estar de quem tem que se submeter a esse tipo de ventilação diariamente.A limpeza completa do arcondicionado – motor e todos os dutos – deve ser feita, em média, de 30 em 30 dias. Esse tempo pode variar, dependendo das condições de operação da máquina, do ambiente e do tipo de aparelho.
Um ar-condicionado que opera de acordo com as normas retém parte das impurezas e renova o ar do ambiente, diluindo boa parte da concentração de odores e de dióxido de carbono.
Geral:
É importante que haja a renovação de ar em ambientes públicos, pois lugares em circulam muitas pessoas então propensos ao contágio por doenças. Então, é preciso um filtro, porque o ar que retorna para a máquina tem de ser rigorosamente limpo antes de voltar para a gente outra vez. É preciso renovar o ar para diluir a